Alimentação saudável no trabalho: snacks saudáveis para levar

É daquelas pessoas que fica sempre com fome a meio do dia e vai à vending machine? Isso é péssimo para a nossa saúde e mau para a nossa carteira! Por isso, e como pessoa que precisa de ter sempre comida, deixo aqui algumas ideias de snacks saudáveis para levar para o trabalho. 


Barritas de frutos secos


Se trabalha num sítio sem cozinha, se tem intervalos muito curtos ou se nem se pode sentar, as barritas de frutos secos são *o* snack saudável para levar para o trabalho. Comem-se rápido, não fazem migalhas e são muito saciantes. Ao contrário das barritas de cereais, que são ricas em hidratos de carbono e que quase sempre têm açúcar adicionado, as barritas de frutos secos são mais equilibradas na relação entre os hidratos, a proteína e a gordura. Já se encontram à venda nas principais superfícies comerciais mas também pode fazer em casa no fim de semana. Deixo aqui estas barritas a título de exemplo. Não se assustem com as gorduras porque são gorduras saudáveis!  



Queijos magros


Os queijinhos magros são outro snack saudável para levar para o trabalho. Os queijos tipo Babybel ou Vaquinha de Ri (em versão light!) são fáceis de transportar e, graças ao seu teor de proteína (assim como de gordura, mesmo em versão light) contribuem para eliminar a fome. Se tiver um frigorífico e talheres à disposição, também pode deixar alguns queijos frescos ou requeijão magro na copa. Acompanhe com tostas de arroz ou de milho e tem um snack completo e saudável! Deixo aqui um exemplo de queijo baixo em gordura e açúcar mas rico em proteína, B12, cálcio, fósforo e zinco. 



Pão de centeio 


Não há motivos para retirar o pão da nossa alimentação! Só temos de saber escolher bem o tipo de pão que comemos. E não, não precisa de procurar um pão xpto sem glúten, de fermentação lenta ou com extra proteína (a menos que tenha um problema de saúde, como doença celíaca, claro!). O pão de centeio, produzido com farinha nacional, é um pão de absorção lenta (o que ajuda a manter a saciedade) e com um alguma proteína (cerca de 9 gramas por cada 100). Acompanhe o pão com uma fatia de queijo magro, com pickles ou até com frutos secos! Atenção. evitem o pão de supermercado que tem vários conservantes e prefiram o pão da padaria. O pão só deve ter farinha, água e sal.



Iogurte com fruta 



Se há um frigorífico no seu trabalho, leve um iogurte e uma peça de fruta ou um punhado de frutos vermelhos. Este snack é extremamente fácil de adaptar consoante a sua alimentação. Se for intolerante à lactose, leve um iogurte isento de lactose. Se for vegetariano, opte por um iogurte à base de soja (mais proteico) ou à base de frutos secos (à venda em lojas especializadas). Só deve evitar os iogurtes à base de coco, já que são ricos em gorduras saturadas. A combinação do iogurte proteico com a fruta vai evitar fazer um pico de glicemia. Pessoalmente, gosto dos iogurtes de soja do Mercadona que são fortalecidos com vitamina D e cálcio, mas escolham um iogurte sem açúcar da vossa preferência!



Frutos secos e sementes



Os frutos secos são um excelente snack saudável para levar para o trabalho. Em primeiro lugar, são fáceis de transportar. Em segundo lugar, como são ricos em gorduras saudáveis, dão uma sensação de saciedade mesmo que coma pouco. Se faz uma dieta vegetariana ou vegana, aconselho a combinar os frutos secos com sementes, nomeadamente sementes de abóbora, girassol, linhaça ou cânhamo, para aumentar o teor de proteína e o consumo de ómega-3. Quanto aos frutos secos, são todos permitidos, mas recomendo as nozes, as amêndoas, os cajus, os pinhões e os pistáchios em particular.  



Chocolate negro


O chocolate negro (com mais de 55% de cacau) é rico em antioxidantes e até promove a saúde cardio-vascular. Por isso, se é fã de chocolate e sente que esse ‘boost’ pode ajudar a aguentar o resto do dia de trabalho, um quadrado de chocolate negro é um bom snack. Claro que, quanto maior a percentagem de cacau, melhor. Se procurar, vai encontrar chocolate com 70%, 99% e até 100% de cacau, embora este último seja muito amargo. Evite os chocolates que têm gordura anidra de leite adicionada. Se não quiser comer só o quadrado de chocolate, combine o quadradinho de chocolate com avelãs ou amêndoas, fica uma delícia!  


Evidentemente, estes são só os meus conselhos. Se querem ter uma vida mais saudável, recomendo muito falarem com uma nutricionista. Deixo aqui o link para encontrarem uma nutricionista em Braga. E para as mais cuscas, que já sei que vão perguntar, espreitem aqui o preço dos nutricionistas na vossa cidade!

Comentários

Mensagens populares