Vestido preto... sempre na Moda!

É a jóia da coroa de qualquer guarda-roupa, o cúmulo do chique, uma peça verdadeiramente camaleónica: para o dia ou para a noite, discreto ou exuberante. Curto e de decote profundo, o vestido preto torna a mulher irresistível...

Adaptou-se aos glamour dos anos trinta, ao tradicionalismo da década de cinquenta, sobreviveu À febre da dança dos anos setenta e aos coloridos anos oitenta e manteve-se “sólido” na revolução de estilos que aconteceu nos anos noventa. Entrou no século XXI com lugar garantido: um vestido preto está sempre bem. Para festas ou cocktails, para reuniões de trabalho almoços com amigas, para noites loucas ou jantares de família. E, claro, para ocasiões em que seduzir é a palavra de ordem.

Irresistivelmente sexy, quer se apresente na versão comprida até aos pés quer na modalidade absurdamente curta, bem acima dos joelhos. Os decotes pronunciados sugerem um ar jovem e conquistador, as mangas compridas e as golas subidas dão-lhe o ar majestoso exigido pelos momentos solenes.



In Diário Notícias – Life Moda, Edição 26 Março 2009



Conheça a história dessa peça de vestuário considerada indispensável no armário de muitas mulheres...

Até ao início da década de 20, as jovens não podiam usar roupa preta, excepto quando estavam de luto.

Em 1926, a revista Vogue, querendo revolucionar e modificar esse conceito, publicou uma ilustração do primeiro vestido criado por Chanel.

A década de 30 foi marcada pela Segunda Guerra Mundial, onde as mulheres se tornaram uma força produtiva e necessitaram sair para trabalhar fora de casa. As roupas tornaram-se muito mais sérias e o vestido preto mostrou-se perfeito para a nova mulher que surgia.
A moda dos anos 5º rapidamente espalhou-se por todo o mundo: usar um vestido preto com golas e luvas brancas e complementando com um colar de pérolas, sapatos coloridos, não esquecendo dos lábios bem pintados com batom vermelho.

Nos anos 60 e inícios dos anos 70, o preto tornou-se realmente famoso. Com um look chique e elegante, ele foi usado por ícones da moda, como Jacqueline Kennedy e Audrey Hepburn.

Na década de 70, o vestido preto foi esquecido em relação à moda colorida que atingiu a época. Porém, foi nos anos 80 que ele voltou a ser vestido por mulheres preocupadas com o sucesso profissional. Elas precisavam de uma roupa simples e elegante, que ficasse bem em todos os lugares.
Nos anos 90, o vestido preto consolidou-se como um grande clássico e uma peça indispensável no guarda-roupa feminino.

Hoje é uma peça de eleição que não pode faltar em qualquer guarda-roupa. O vestido preto é uma peça que combina com vários acessórios e serve para várias ocasiões. Já se viu que é um modelo extremamente sensual que sugere sofisticação e poder.

Comentários

Mensagens populares