Como é que o decorador de interior escolhe o mobiliário?


A decoração de casas e apartamentos não é uma ciência exata, por isso é normal que tenha várias dúvidas sobre a forma como o decorador de interior escolhe o mobiliário. O projeto de decoração depende de vários factores, nomeadamente os cinco que explicamos neste post. Mas não deixe de confirmar tudo com o seu decorador de interior durante a entrevista!

As medidas

Factor decisivo número um na decoração de casas e apartamentos: as medidas! É preciso que os móveis tenham as dimensões indicadas para a cada compartimento. Mas também é necessário que tenham dimensões e medidas ajustadas entre si: ou seja, a medida da mesa vai influenciar a medida das cadeiras e dos tapetes, por exemplo.

A  funcionalidade

Outro dos pontos determinantes na escolha de mobiliário é a funcionalidade de cada peça. É certo que entre a funcionalidade e a estética há uma batalha, mas um bom decorador de interior terá sempre em atenção este aspeto. No caso de viver com pessoas de mais idade ou com mobilidade reduzida, sensibilize o profissional para esta questão.

Estilo ou combinação de estilos

Quando começa a decorar uma casa, é normal que o decorador de interior escolha umestilo. Depois, esse estilo deve pautar quases todas as decisões que tomar daí em diante. Mas claro que toda a regra tem exceções: a decoração de sala não precisa de ter exatamente o mesmo estilo que o quarto do seu filho de 13 anos, e não há qualquer problema em ter apontamentos diferentes para quebrar a monotonia.

Família de tons

Além do estilo, a família de tons ou a palete de cores é uma das variáveis que o decorador tentará seguir por toda a casa. A cor do chão, das paredes, o mobiliário… tudo deve jogar na mesma palete de tons. É assim que criamos um sentido de coesão entre as diversas divisões da casa, mesmo que a decoração da sala não siga exatamente o mesmo estilo que a decoração da casa de banho.



Decorar a sua casa não tem que ser difícil. Peça ajuda a um dos decoradores de interior, ou faça um pedido com o seu código postal. Em poucos minutos, receberá uma proposta de um profissional para decorar a sua casa.

Comentários

Mensagens populares