Quem são os melhores estilistas portugueses?



Há sempre quem esteja pronto a dizer mal da moda Portuguesa, mas será que realmente a conhecemos? Apesar da Moda Lisboa não ter a dimensão das semanas da moda de Paris, Milão ou São Paulo, há cada vez mais estilistas lusos a quebrar barreiras e a desenvolver um estilo muito próprio. Estes são quatro dos meus nomes favoritos na moda Portuguesa e que poderiam representar Portugal em qualquer passerelle 




Storytailors

A dupla Storytailors - João Branco e Luís Sanchez - trouxe os espartilhos de volta à moda Portuguesa. Conhecidos por vestirem caras conhecidas como Sónia Tavares dos The Gift ou Sílvia Alberto, o design dos Storytailors tinha (e tem) uma história para contar. Foram uma das primeiras grandes forças da moda Portuguesa a aceitar que o género é fluído e derrubar barreiras de género que tantas vezes nos são impostas pela forma de vestir. Com a morte inesperada de João Branco no fim do ano passado, o futuro da Storytailors é um mistério.



Ana Salazar 

Quando abriu a célebre “Maçã” nos anos 70 - onde vendia roupa importada de Inglaterra- Ana Salazar apresentou aos Portugueses um mundo novo e desconhecido. Depois, em 1985 foi para Paris, criou a sua própria marca e internacionalizou-se. Há quem a considere a nossa “Vivienne Westwood”, mas o seu estilo é tão único que dispensa comparações. 



Katty Xiomara 

Nasceu na Venezuela, filha de pais Portugueses, e veio para o Porto em 1992. Quatro anos de depois - com apenas 22! - apresentava a sua primeira colecção na Moda Lisboa. Desenhou os uniformes para a Expo 98. É por isso que há poucos Portugueses que nunca tenham ouvido o nome “Katty Xiomara”, conhecida pelo seu design delicado e quase mágico. 




Fátima Lopes 

Talvez seja a mais famosa estilista Portuguesa. Foi a primeira estilista lusa a desfilar na Semana da Moda de Paris, uma das mais importantes de todo o mundo, onde continua a desfilar quase todos os anos. Em 2000 chamou a atenção de toda a imprensa ao desfilar em Paris com o bikini mais caro do mundo, totalmente feito em ouro e diamantes. O seu design é conhecido por ser sexy, irreverente e com linhas simples. Hoje, tem lojas por todo o mundo: de Paris a Las Vegas.

Comentários

Mensagens populares