Aprender a Costurar: uma forma de passar o tempo durante a quarentena


Houve um tempo em que a costura estava fora de moda. Ao contrário das nossas mães, que sabiam arranjar todo o tipo de peças, habituamo-nos a deitar fora “o velho” e a comprar novo. Coisas simples como apertar uma saia ou fazer uma bainha podem ser uma ciência oculta para nós, mas não são difíceis de fazer e dão muito jeito. Além disso, ter aulas de costura pode ser uma boa forma de passar o tempo durante a quarentena.



Se sempre quis aprender a fazer a sua própria roupa, agora tem mais tempo para se dedicar com afinco à costura ou ao tricot, se preferir aprender a costurar com lãs. Claro que é melhor se tiver uma máquina à sua disposição, mas também há muitas aulas de costura que pode fazer apenas com linha, agulha e algumas roupas antigas que possa “sacrificar”. Aliás, se calhar até acaba por melhorá-las e dar-lhes uma segunda vida!

Para a maioria das pessoas, a costura é uma actividade relaxante. Os pontos devem ser semelhantes e seguem uma espécie de ritmo ou padrão, o que contribui para essa sensação. Ao mesmo tempo, se conseguir fazer pequenas peças (tote bags, bolsas e outras peças mais simples) para a sua família, torna a quarentena um período mais divertido e criativo.

Se já tem algumas noções básicas de costura, então pode procurar algumas aulas de costura para aprender a fazer peças à medida, como camisas ou saias. Geralmente é preciso um padrão, mas pode usar materiais simples – papel vegetal, uma tesoura e uma peça de roupa de que goste para servir de modelo – para começar a criar as suas próprias peças sem sair de casa. No caso de preferir aprender a trabalhar com lãs, há imensos tutoriais com diferentes pontos no Youtube: um desafio até para quem já costura habitualmente!

Comentários

Mensagens populares