Como fazer um scrunchie com restos de tecido!


Photo by Wallace Chuck from Pexels

Se está em casa com tempo livre e decidiu arrumar o seu armário, quase de certeza que tem roupas que já não servem ou peças que já não pode arranjar. Contudo, pode aproveitar esses restos de tecido para outros fins: panos de limpeza, lenços para o cabelo, tecido para forros ou para pequenos projectos de “upcycling”. Hoje, explicamos como fazer um scrunchie (voltam a estar na moda!) com restos de tecido.

Materiais

  • Fita métrica
  • Tecido (seda, veludo ou algodão)
  • Tesoura de costura
  • Alfinetes
  • Elástico
  • Segurança
  • Agulhas


Fazer um scrunchie passo a passo

  1. Corte o tecido (7 cm de largura e 55 cm de comprimento)
  2. Vire o tecido do avesso, divida o tecido (a todo o comprimento) e coloque alfinetes no centro.
  3. Cosa as bordas do tecido para não desfiar, retire os alfinetes e cosa-o ao comprimento.
  4. Agora já pode virar o tecido do lado correcto. É mais fácil de usar a segurança para o virar!
  5. Depois, precisa de meter o elástico dentro do tecido. Use uma segurança numa das pontas do elástico e vá puxando por aí. Quando houver elástico nas duas pontas, ate-o com um nó.
  6. Agora só falta coser as pontas do tecido para fechar o scrunchie. Use alguns alfinetes para segurar as pontas e pode até coser à mão. 

Gostou destas dicas? Com algumas aulas de costura, estará a fazer dezenas de projectos de upcycling. As camisas velhas de tamanhos grandes podem transformar-se em vestidos, as t-shirts manchadas continuam a servir para um tie-dye, as t-shirts largas convertem-se em crop-tops e os restos de tecido em pequenas bolsas (necessaires, porta-moedas). Dê largas à sua criatividade!

Comentários

Mensagens populares